Jornalismo de cultura pop com um jeitinho brasileiro.

Um resumão dos anúncios da CCXP 2023

Se, assim como a gente, você não conseguiu ir ao evento ou não teve tempo de ver tudo que aconteceu por lá ao mesmo tempo, pode deixar que a gente organiza a sua vida em um único texto 😉


Por THIAGO CARDIM

Não liberaram credencial pra gente? Nops. Liberaram pra um monte de gentes influencers que sequer trabalham cobrindo o mundo da cultura pop nos outros 361 dias do ano? Yep.

Mas, claro, a gente não ia deixar de cumprir com a nossa obrigação enquanto jornalistas e noticiar coisas legais que foram anunciadas nesta edição de 10 anos da CCXP, maior evento de cultura pop do Brasil e adjacências. Coisas do mundo dos gibis, dos filmes, das séries… E coisas que a gente acha REALMENTE relevantes. Porque, no fim, aqui a gente TAMBÉM trabalha fazendo curadoria.

Em tempo – vale sempre lembrar que falamos sobre lançamentos de quadrinhos nacionais independentes o ano INTEIRO e não só na época da CCXP. Vale seguir esta tag aqui.

Panini Comics

Uma boa novidade anunciada pela Panini, fora do mundinho dos super-heróis, é “Eight Billion Genies”, série escrita por Charles Soule e desenhada por Ryan Browne. A premissa é MUITO divertida: exatamente no mesmo momento, todos na Terra ganham um gênio e um desejo. E aí o caos começa… e isso é apenas o começo. “Aperte o cinto para o passeio mais selvagem do ano”, diz a sinopse.

Além disso, para os lombadeiros de plantão, foram anunciados omnibus da fase Kurt Busiek e George Pérez dos Vingadores; omnibus da fase John Byrne com o Namor; omnibus do Arqueiro Verde de Mike Grell; a edição absoluta do Quarto Mundo de Jack Kirby; a edição de luxo de “Stardust”; a edição deluxe de “Batman: Europa”; o especial “Darth Vader: Branco, Preto e Vermelho”; o epic collection “Silver Surfer: Freedom”; o epic collection “Daredevil: Fall from Grace”, com a fase do Demolidor de armadura dos anos 1990; o epic collection “Hell on Wheels”, com as origens do Motoqueiro Fantasma… E ainda teremos “A Saga do Wolverine”, no mesmo formato que tem saído de outros personagens.

Pra completar, vai rolar o encontro entre Conan e o personagem italiano de fantasia Dragonero e também o especial Badder Blood, do Deadpool, aquela coisa de qualidade duvidosa feita por um certo Rob Liefeld. Mas quem se importa?

Editora JBC

Temos um caminhão de novidades de artistas NACIONAIS na JBC. No selo Start!, teremos “Romaria”, de Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho; “Eventos Semiapocalípticos”, de Yoshi Itice; a série “Como Fazer Amigos”, de Gustavo Borges e Eric Peleias. Já no selo JB Studios, teremos “Memo Reboot”, de Phellip Willian e Eduardo Ribas; “Blackout”, de Chris Tex e Santtos; “Como Fazer Mangá”, de Raoni Marqs; “Boi da Cara Preta”, de Daniel Bretas; e “O Último Pedaço da Minha Alma que Eu Ainda Não Vendi”, de Max Andrade. 

Pra completar, claro, o que não falta é um belo cardápio de mangás. Coleção H.P. Lovecraft, de Gou Tanabe; “Suzume”, de Makoto Shinkai e Denki Amashima; “Versus”, de One, Kyotaro Azuma e Bose; “Parasyte Full Color”, de Hitoshi Iwaaki (completa em 8 volumes, nova versão totalmente colorida); “Sensei Hakusho”, de Kunio Ajino; “Skip to Loafer”, de Misaki Takamatsu; “Hei no Naka no Biyoushitsu: The Depht of The Sky”, de Mino Sakurai e Marco Kohinata; “Show-Ha Shoten”, de Akinari Asakura e Takeshi Obata; “Vampeerz”, de Akili; “Uruwashi no Yoi no Tsuki: In The clear Moonlit Dusk”, de Mika Yamamori.

Veneta

A Veneta anunciou que vai lançar “Acting Class”, nova obra de Nick Drnaso, o autor de “Sabrina” (se você não leu ainda, DEVERIA muito). Dez estranhos são reunidos sob a tutela de John Smith, um líder misterioso e moralmente questionável. O grupo de desajustados sociais e buscadores inquietos tem uma coisa em comum: estão fora de sintonia com o ambiente e desesperados por mudanças.

Godzilla vs Kong: O Novo Império

A gente diz que não vai se empolgar mais e, quando vê, tá empolgado de novo. A gente é muito trouxa mesmo. Aparentemente teremos os dois monstrões encarando uma ameaça ainda maior e mais perversa, um gigantesco símio escarlate. E com direito até a um King Konguinho, para orgulho de Atchim & Espirro (quem viveu,m sabe). Dirigido por Adam Wingard, “Godzilla x Kong: The New Empire” tá previsto pra chegar aos cinemas em abril do ano que vem, com Dan Stevens, Brian Tyree Henry e Rebecca Hall no elenco.

Monarch – Legado de Monstros

Falando nos monstrengos, tá rolando na Apple TV a série que mostra os bastidores da organização que descobre estas criaturas gigantescas e ancestrais – e, aproveitando a presença de parte do elenco na CCXP, eles já soltaram um novo vídeo, criando empolgação pra próxima leva de episódios.

A Casa do Dragão

Toma aí uma prévia do épico “dedo no cu e gritaria” que é o novelão com dragões “A Casa do Dragão”. Em 2024, no HBO Max.

Pipoca & Nanquim

Parece que em 2024 os Power Rangers vão chegar com tudo às bancas brasileiras: P&N anuncia lançamento do crossover do supergrupo com as Tartarugas Ninja. Promessa de diversão pura. Continua lendo que tem mais Power Rangers logo abaixo…

A lista de lançamentos da editora pra 2024 inclui ainda “O Eternauta”, clássico de Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano López (que estava em disputa, digamos, “cordial” com a editora Comix Zone nos bastidores); a coleção completa de Guido Crepax, em dois volumes; a adaptação oficial do filme “Conan: O Bárbaro”, de L.Sprague de Camp e Lin Carter; “Battle Royale”, de Koushun Takami e Masayuki Taguchi, em 5 volumes; “Buracos da Estranheza”, uma celebração aos 35 anos de carreira de Junji Ito; a série de livros “A Saga de Elric”, de Michael Moorcock; além do gibi nacional “100 Discos para Conhecer Aguardela”, de Daniel Lopes e Raphael Salimena.

The Boys

Eis que a Amazon liberou também o trailer da quarta temporada de “The Boys”. E fica aí a dúvida: com a ampliação de seu próprio universo, com spin-offs e a bagaça toda, será que The Boys não está se tornando justamente o objeto de sua própria paródia? Questionamento no ar.

Halo

Confirmada na CCXP, com trailer e tudo, a data de estreia da segunda temporada da série baseada em Halo: 8 de fevereiro de 2024.

Ivan Reis

O quadrinista brasileiro Ivan Reis revelou que, 20 anos depois, não é mais artista exclusivo da DC e vai participar do coletivo “Ghost Machine”, de Geoff Johns, ao lado de talentos como Jason Fabok, Gary Frank, Bryan Hitch, Lamont Magee, Francis Manapul, Brad Meltzer, Peter J. Tomasi e Maytal Zchut. O grupo vai lançar gibis dentro de um multiverso conectado, via Image Comics, de modo que os criadores participantes se beneficiem diretamente do desenvolvimento de suas propriedades intelectuais.

Chris Claremont

Durante o painel sobre os 60 anos dos X-Men, a CCXP aproveitou para sacar do bolso um vídeo de seu primeiro convidado internacional confirmado pra 2024: Chris Claremont. O maior roteirista da história dos mutantes, responsável por clássicos como “A Saga da Fênix Negra” e “Dias de um Futuro Esquecido”.

Fallout

Saiu a prévia da série live-action baseada no game “Fallout”, com Ella Purnell (Yellowjackets) e Walton Goggins (Justified), que estreia em abril de 2024, lá no Prime Vídeo. Como a gente aqui não manja taaaanto assim do mundo dos games, recorremos aos xóvens da casa, que nos indicaram esta sinopse, diretamente do Chippu: “Fallout se passa numa realidade alternativa de um mundo pós-apocalíptico que fica preso nos costumes e estilo de vida dos Estados Unidos da década de 1950. Depois de uma guerra nuclear em 2077, o país se torna o ambiente de monstros, mutantes, gangues e milícias”.


Comix Zone

Em entrevista para o 2 Quadrinhos, a editora Comix Zone anunciou o lançamento da HQ francesa “Les Guerres de Lucas” – ou, no caso, “As Guerras de Lucas”. O Lucas do título, conforme a capa entrega, é George Lucas. A dupla Renaud Roche (arte) e Laurent Hopman (roteiro) conta a história do criador de Star Wars (ou Guerra nas Estrelas, pra quem tem idade avançada) desde a sua infância, passado pela adolescência “rebelde” e chegando à criação da saga multimilionária dos Skywalker. Lançamento previsto para maio de 2024, justamente pra aproveitar o hype do #maythe4thbewithyou.A lista de títulos anunciados inclui ainda “Diário Inquieto de Instambul”, de Ersin Karabulut (o mesmo autor turco de “Contos Ordinários”); “A Mulher do Mágico”, da dupla Jerome Charyn e François Boucq (ambos de “Little Tulip”); “A Rainha dos Insetos”, de Zidrou e Paul Salomone; “O Céu na Cabeça”, de Antonio Altarriba e Sergio García Sánchez; “Os Guardiões do Maser”, de Massimiliano Frezzato (a ser publicado de maneira decente por aqui, depois de umas escorregadas de outras editoras no passado); um artbook de Lourenço Mutarelli; e dois títulos do italiano Milo Manara: a republicação de “Perfume do Invisível” e “Odisseias Iniciáticas”, com histórias numa pegada mais aventura que ele fez pra Bonelli.

Indievisivel Press

A Indievisivel Press contou que vai lançar os gibis dos Power Rangers no Brasil. Depois de uma verdadeira batalha pra conseguir os direitos, a editora preferiu começar não pela ordem de lançamento mas sim pela ordem cronológica e dará o start com “Go Go PowerRangers”, da Boom! Studios, que conta os primórdios da equipe com roteiro de Ryan Parrott e arte do incrível Dan Mora. O lançamento vai ser em formato de pequenos encadernados e não como gibi mensal. Sem Catarse, com pré-venda e lançamento direto na Amazon. A ideia é ir alternando com outros lançamentos, como “Might Morphin Power Rangers”, já com a presença do Ranger Verde Tommy.

Entre os anúncios da editora, estão também “The Darkness”, de Marc Silvestri. O mais puro suco dos anos 1990, diretamente das catacumbas da Image Comics. A primeira publicação será justamente a série “Origins”. E mais alguns títulos da Boom, como “Eat the Rich”, minissérie escrita por Sarah Gailey (The Echo Wife, Magic For Liars) com arte de Pius Bak (Firefly, The Magicians ) e cores de Roman Titov e Cardeal Rae, e “We Only Find Them When They’re Dead”, com roteiro do excelente Al Ewing (Immortal Hulk) e desenhos de Simone Di Meo (justamente de Mighty Morphin Power Rangers).

Mauricio de Sousa Produções

Eles começaram com o primeiro trailer de Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa, que mostra claramente porque o menino Isaac Amendoim foi uma escolha certeira pro papel. <3 Além disso, foi anunciado que o sensacional Luis Lobianco vai interpretar o Nhô Lau na película.

Também temos trailer novo de “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo” – e quem lê os gibis originais já sacou QUEM é que deve ser o vilão do filme…

Ainda no assunto “cinema”, Mauricio de Sousa soltou a novidade sobre uma parceria com o cineasta e animador Carlos Saldanha (“A Era do Gelo”) e acabou “deixando vazar” que projeto de animação deve envolver ninguém menos do que o Horácio.

Pra encerrar, foram anunciadas também as Graphic MSP da vez. O ano de 2024 já começa com “Do Contra – Herança”, de Yoshi Itice, que teve o título e uma página inédita revelada. Na sequência, pans, “Capitão Feio 3”, de Magno Costa e Marcelo Costa; “Louco 2”, de Rogério Coelho; e “Marina”, de ninguém menos do que Veronica Berta (jogando o hype LÁ NO ALTO). Pra completar, o editor Sidney Gusman ainda revelou qual será a primeira Graphic MSP de 2025: no caso, o terceiro trabalho do Orlandeli com o Chico Bento.

Furiosa

EITA que saiu o primeiro trailer de “Furiosa”, o filme que conta a história sobre o passado da fodástica personagem de Mad Max – agora vivida pela atriz Anya Taylor-Joy. Quando o mundo entra em colapso, a jovem Furiosa é sequestrada do Green Place das Muitas Mães e cai nas mãos da horda de motoqueiros liderada pelo Senhor da Guerra Dementus (Chris Hemsworth). Vagando pelo deserto condenado, eles encontram a Cidadela controlada por Immortan Joe. Enquanto os dois tiranos lutam por poder e controle, Furiosa terá que sobreviver a muitos desafios para encontrar e trilhar o caminho de volta para casa. Com direção de George Miller, o filme estreia em 22 de maio de 2024.

Bruce Dickinson

Em sua palestra, o vocalista do Iron Maiden, o polivalente baixinho Bruce Dickinson, liberou “The Afterglow of Ragnarok”, primeiro single de seu novo disco solo e cujo clipe é o pontapé inicial de um projeto conceitual multimídia – que vai incluir uma história em quadrinhos escrita por Tony Lee e com desenhos de Staz Johnson para a Z2 Comics, lançada em 12 edições trimestrais que serão reunidas em três Graphic novels anuais. O primeiro episódio será lançado nas lojas de quadrinhos gringas em 17 de janeiro de 2024. Já o disco, “The Mandrake Project”, retomando sua parceria com Roy Z, chega às lojas e plataformas de streaming no dia 1º de março, via BMG.

Em tempo: talvez seja bom ignorar solenemente a equivocadíssima frase do músico envolvendo o presidente Lula…