Jornalismo de cultura pop com um jeitinho brasileiro.

Identitarismo: classe ou identidade? Precisa escolher?

Neste episódio do Imagina Se Pega no Olho, em pleno processo eleitoral, questionamos a ideia de que, para falar de classe, precisamos deixar outras lutas do lado de fora


Por THIAGO CARDIM


O que é identitarismo? E por que esse termo passou a ser usado tanto pela direita quanto por setores da própria esquerda para criticar movimentos sociais, pautas de raça, gênero e sexualidade?

Neste episódio do Imagina Se Pega no Olho, a gente discute a polêmica em torno do chamado identitarismo e partimos de falas recentes de João Bosco, Wagner Moura e Caetano Veloso para discutir uma questão maior: é possível defender a luta dos trabalhadores sem abandonar as lutas contra o racismo, o machismo, a LGBTfobia e outras formas de desigualdade?

Também falamos sobre cultura do cancelamento, patrulhamento ideológico, privilégio, interseccionalidade, cultura “woke” e a forma como a direita transformou o identitarismo em uma arma de guerra cultural.

Sem falsa neutralidade: uma conversa de esquerda sobre os problemas da própria esquerda — e sobre por que classe, raça, gênero e sexualidade não precisam disputar espaço na mesma luta.

Post tags: