Jornalismo de cultura pop com um jeitinho brasileiro.

Um resumão do que você precisa saber sobre a San Diego Comic-Con 2023

Sim, a SDCC aconteceu de verdade, mesmo com as greves dos sindicatos. E aqui a gente faz um apanhado daquilo que foi anunciado de mais relevante por lá…

Por THIAGO CARDIM


E no fim, mesmo com as greves dos sindicatos dos roteiristas (Writers Guild of America) e dos atores (SAG-AFTRA) que estão paralisando Hollywood, a San Diego Comic-Com edição 2023 aconteceu. No último final de semana, como o usual, o centro de convenções da cidade foi invadido pelas hordas de cosplayers que fizeram a festa de fãs e imprensa especializada. “A Comic-Com pertence aos quadrinhos de novo”, declarou, com certo exagero, Jim Lee, presidente e CCO da DC Comics, em um dos painéis da editora. Calma, calma, menos.

Óbvio que esta foi, sem dúvida alguma, uma das edições menos ESTRELADAS das últimas décadas. Diversos estúdios de cinema e emissoras de TV, que normalmente usam a SDCC como trampolim para anunciar ou então criar hype para as suas produções, cancelaram seus painéis. Mas dizer que esta foi uma edição que evocou as origens do evento, surgido como algo focado no mundo dos gibis, é um tanto de exagero. Alguns poucos hollywoodianos deram as caras por lá, como Tom Arnold (que, para promover sua série “Underdeveloped”, recebeu uma liberação do sindicato) e Jamie Lee Curtis (que não estava lá para promover nenhum filme ou série, nada que tivesse a ver com seu trabalho de atriz, mas sim a HQ “Mother Nature”, que ela escreveu).

E enquanto certos painéis foram cancelados – como um em homenagem aos 25 anos da série “That 70’s Show”, outros foram transformados em apresentações exclusivas de previews para os fãs, como da segunda temporada de “The Good Omens” ou do crossover de “Star Trek: Strange New Worlds” e “Lower Decks”, ambos sem a presença de atores ou roteiristas. Os atores que deram voz aos personagens do game “Marvel’s Spider-Man 2”, da Insomniac Games, estiveram lá mas, ainda que explicando que seus contratos eram diferentes por se tratar de um jogo de videogame, fizeram questão de declarar apoio aos colegas atores e roteiristas em greve (em tempo: este site TAMBÉM apoia a greve do início ao fim).

E não só rolaram manifestações de apoio DENTRO do evento – incluindo um painel liderado por Duncan Crabtree-Ireland, diretor executivo do SAG, explicando os perigos que a utilização sem ética da inteligência artificial pode trazer – mas também do lado de fora. E, o mais bacana, todas elas com apoio integral dos fãs que compareceram ao evento (registros mostram até alguns fantasiados se juntando ao protesto dos grevistas na frente do centro de convenção, em suporte às suas reinvindicações).

Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas, dito isso, a gente separou aqui alguns anúncios interessantes para você ficar de olho no mundinho da cultura pop.

A saber (no caso dos gibis, clique nos links para ver imagens dos lançamentos):

A editora IDW anuncia pra dezembro o lançamento de uma continuação de “Tartarugas Ninja: O Último Ronin” – uma nova série batizada de “Re-Evolution”. Teremos o retorno do time criativo original, com os roteiristas Kevin Eastman (cocriador original das Tartarugas) e Tom Waltz, os artistas Ben Bishop, Esau Escorza e Isaac Escorza, o colorista Edgar Delgado e o letrista Shawn Lee. “Novos personagens, em um universo inteiramente novo que podemos explorar, e a melhor parte – com o time original para garantir que tudo fique nos conformes”, afirmou Eastman, em comunicado oficial. Caso você não se lembre, o primeiro gibi (lançado recentemente por aqui pela Pipoca & Nanquim) é uma espécie de Cavaleiro das Trevas das Tartarugas, mostrando o que aconteceu com seu mundo e seus personagens em um futuro distópico. Ao final, evitando dar spoilers, dá pra dizer que existe de fato um GIGANTESCO espaço aberto para continuar contando histórias inéditas…

Com curadoria de Rafael Grampá, as editoras Mino e Fantagraphics anunciaram uma antologia de quadrinhos brasileiros, a ser lançada no mercado internacional. Batizada de “Braba”, ela trará 13 histórias criadas por 16 artistas – estamos falando de nomes como Amanda Miranda, Bruno Seelig, Diego Sanchez, Gabriel Goes, Jefferson Costa, Jéssica Groke, Sirlene Barbosa, João Pinheiro, Cris Eiko, Paulo Crumbim, Pedro Cobiaco, Pedro Franz, Rafael Coutinho, Shiko e Wagner Willian.

No primeiro número do gibi especial “Assassin’s Creed Visionaries“, a ser lançado em novembro, teremos uma história da franquia ambientada durante a ditadura brasileira, em plenos anos 1970, enfrentando os porões e os torturadores do regime militar. Parceria de Ale Santos (autor do livro afrofuturista “O Último Ancestral”), Rafael Albuquerque (“Vampiro Americano”) e Marcelo Maiolo. Cada número trará diversas histórias diferentes, com novos assassinos nunca vistos até o momento em outras mídias. Parceria da Ubisoft e da Massive Publishing com Studio Lounak.

A Image e a Skybound Entertainment deram mais detalhes sobre o seu chamado “Energon Universe” nos gibis, o universo compartilhado que vai reunir Transformers e Comandos em Ação (GI Joe, para os mais xóvens). Além de “Void Rivals”, o gibi de abertura dos trabalhos, conduzido por Robert Kirkman e Lorenzo De Felici, teremos a série dos Transformers sob comando de Daniel Warren Johnson e duas solo de personagens dos Comandos: “Duke”, escrita por Joshua Williamson e ilustrada por Tom Reilly, com lançamento em dezembro, e em janeiro Williamson se junta a Andrea Milana para um gibi do Comandante Cobra.

Essa aqui foi dica do Fala, Animal: durante a pandemia, Mike Mignola divulgou várias artes que vinha fazendo. Uma delas mostrava sua maior criação, Hellboy, como um robô gigante. E essa versão ganha agora uma minissérie em três edições com roteiro de Mignola, arte de Duncan Fegredo e cores de Dave Stewart. As capas são de Mignola, Fegredo, Geof Darrow e Arthur Adams. O título será lançado pela Dark Horse em outubro. Na trama, Hellboy é raptado e preso dentro de um gigantesco mecha, sendo em seguida enviado para uma misteriosa missão numa remota ilha.

A Marvel liberou um trailer da nova HQ da Miss Marvel, que além de trazer a personagem de volta à vida, vai revelar que ela é uma inumana e TAMBÉM uma mutante. Quem promete isso são os roteiristas de “Miss Marvel: The New Mutant”, série em quatro edições a ser lançada agora em agosto. Os roteiristas, no caso, são Sabir Pirzada, que já tem experiência com gibis mas também trabalhou na série de TV da Miss Marvel… e a própria Iman Vellani, atriz que vive a personagem no universo da #MarvelStudios. Além de um novo uniforme criado por Jamie McKelvie, ela também vai ganhar uma equipe de heróis pra chamar de sua… pois vai passar a integrar os X-Men.

Ainda sobre mutantes, vai rolar um one-shot chamado X-MEN BLUE: ORIGINS 1. Escrito por Si Spurrier e com arte de Wilton Santos, a edição fornecerá a história de origem definitiva do Noturno. Poisé, chega de rumores e meias-verdades. A ideia é esclarecer as mentiras e verdades sobre Kurt e inclusive sobre sua mãe, a Mística. Você acha que sabe como o amado demônio azul veio a este mundo conturbado? Você acha que conhece a história de sua mamãe? Nops. “Não é sempre que você tem a chance de lançar uma nova luz sobre as origens de um personagem verdadeiramente amado. Fazer isso para dois ao mesmo tempo é um privilégio sem precedentes”, compartilhou Spurrier. “E ainda… mudando de perspectiva… imaginando quais partes da história padrão podem ser confiáveis ​​e quais não são confiáveis… entrando nas mentes e memórias de mãe e filho… estamos enriquecendo sua história compartilhada de uma forma que lançará sombras férteis sobre tudo o que eles fizerem de agora em diante”.

Além disso, teremos um novo Justiceiro nos gibis. A nova série de quadrinhos será escrita pelo premiado escritor David Pepose (Savage Avengers, Moon Knight: City of the Dead) e desenhada pelo artista Dave Wachter (Planet of the Apes, X-Men Legends), com capas do nosso Rod Reis. O substituto de Frank Castle, apresentado como se fosse o Danny Ketch do manto do Justiceiro (em comparação ao segundo Motoqueiro Fantasma, que acabou sendo talvez mais bem-sucedido entre os fãs do que o original Johnny Blaze), é Joe Garrison. Este sujeito das imagens, de uniforme novo e armas mais hi-tech, um agente de elite da SHIELD aposentado. “O homem pode ser diferente, mas a punição continua a mesma”, disse Pepose. As perguntas que a Marvel faz ao apresentar a nova HQ Punisher (que chega às lojas americanas no dia 8 de novembro) são: com o sumiço de Frank, o que traz Joe de volta à ação? O que colocou Joe Garrison em seu caminho de vingança? E quando a fumaça se dissipar, ele conseguirá sair vivo? A gente faz mais uma aqui: será que, com este novo personagem, a Marvel ENFIM vai resolver o problema que se tornou o Justiceiro nos últimos anos, que de vilão perturbado se tornou um anti-herói cultuado por conservadores da extrema-direita? A saber…

Partindo do título “Amazing Spider-Man”, a Marvel anunciou seu mais novo crossover: GANG WAR. Sim, Nova York vai ser MAIS UMA VEZ atingida por uma guerra de gangues entre seus maiores criminosos. Duende Macabro, Coruja, Senhor Negativo, IMA, HIDRA… o que não vai faltar é vilão pra sair na porrada. Para Peter Parker, “sair em patrulha” não vai mais ser o suficiente… e ele declara sua própria guerra contra o crime. É o General Spidey no comando, liderando um grupo de heróis que inclui o companheiro Homem-Aranha Miles Morales, Mulher-Hulk, Demolidor e Mulher-Aranha. Seu objetivo: derrubar as supergangues em menos de 48 horas. Mas o que o prefeito Luke Cage e as fortes leis anti-vigilantes da cidade têm a dizer sobre isso? A Loteria (aka Mary Jane) apostará em se envolver? E Shang-Chi é um amigo ou inimigo? O crossover vai se espalhar por um monte de títulos ao longo de novembro e dezembro.

Em um almoço exclusivo oferecido pela Diamond Comics, os varejistas foram os primeiros a saber que a lenda da indústria Greg Capullo fará seu tão esperado retorno à Marvel Comics ainda este ano. Começando com uma capa variante explosiva para Wolverine #37, ele também fará uma arte para um one-shot especial em novembro, “Deadpool: Seven Slaughters”. Teremos sete mortes em sete dias como os criadores favoritos dos fãs de Deadpool, do passado e do futuro, incluindo o cocriador Rob Liefeld, Gail Simone, Cullen Bunn e mais, dando as boas-vindas aos leitores a uma semana na vida de Wade Wilson.

Ah, por falar no Liefeld, a Casa das Ideias também anunciou que teremos dois novos projetos “supersecretos” com o sujeito mas… QUEM SE IMPORTA COM ISSO, DIABOS? Marvel, por favor, desencana deste homem!

Já a DC Comics anunciou que teremos duas novas animações longa-metragem de títulos da emissora – e serão dois filmes, vejam vocês, inspirados em dois de seus maiores clássicos: Watchmen e Crise nas Infinitas Terras. Certeza que cada um dos filmes vai PELO MENOS ser em duas partes, da mesma forma que rolou com Cavaleiro das Trevas e com a Morte + Retorno do Superman…

Em outubro, chega via DC Comics e Legendary Comics a primeira edição de um verdadeiro evento em sete partes – a minissérie que coloca a Liga da Justiça pra enfrentar ninguém menos do que Godzilla e King Kong. O roteiro é de Brian Buccellato, com arte de Christian Duce e Luis Guerrero. Digamos que não precisa lá de muita explicação adicional, vá…

Mas se você achou que a DC ia sair da Comic-Con sem anunciar o SEU próprio crossover, HÁ, achou errado, otário! A partir do gibi dos Titãs, de Tom Taylor e Nicola Scott, surge uma ameaça sem precedentes ao Universo DC, uma estrela do mar intergaláctica – um conquistador como Starro, mas muito mais assustador. Superman, Mulher Maravilha, Estelar – todos são impotentes para impedir que o Necrostar acabe com toda a vida na Terra. E o único super-herói que pode salvar o mundo é… o Mutano?! Garfield Logan conseguirá lutar contra um antigo mal? Ou ele está condenado a se tornar a maior ameaça ao Universo DC? O que Amanda Waller fará para tirar proveito da situação enquanto milhões de pessoas são transformadas em criaturas furiosas? E a humanidade pode sobreviver aos poderosos super-heróis e supervilões transformados em feras ferozes? Esta é a premissa de “Beast World”, apresentando a nova série “Titans: Beast World”, com a dupla Tom Taylor e nosso Ivan Reis.

Habemus trailer da segunda temporada da ótima série “Entrevista com o Vampiro”, que vai mostrar Armand, o Teatro dos Vampiros e… bom, tudo indica que os boatos sobre a morte de Lestat foram um tanto exagerados.

O mundo de “The Walking Dead” continua em expansão. “The Walking Dead: Dead City”, que levou Maggie e Negan numa missão de resgate até Nova York, foi confirmada para uma segunda temporada. Já “The Walking Dead: Daryl Dixon”, que em setembro levará o personagem favorito dos fãs com seu arco e flechas para a França, ganhando uma missão quase religiosa, finalmente tem trailer e, antes mesmo da estreia, já teve a segunda temporada confirmada.

Para completar, ENFIM saiu teaser de “The Ones Who Live”, mais um spin-off da série da franquia dos zumbis, aqui protagonizada por Rick Grimes e também pela fodástica Michonne.

Não só a série animada de “Invencível” ganhou trailer da 2a temporada como data de estreia: 3 de novembro. E para esquentar os motores, o Prime Video soltou um episódio especial contando as origens da personagem Atom Eve, já disponível no serviço de streaming.

Saiu também o teaser de “Gen V”, o spin-off de “The Boys”. A produção estreará com três episódios no dia 29 de setembro, seguido por episódios lançados semanalmente até o episódio final na sexta-feira, 3 de novembro. O teaser oficial revela para os espectadores um pouco de como é a vida na Universidade Godolkin, a única universidade exclusiva para jovens adultos super-heróis na América (comandada pela Vought International).

Durante o painel de Mortal Kombat 1, a Warner Bros. Games e a NetherRealm Studios revelaram Li Mei, Tanya e Baraka como os novos personagens jogáveis do reboot. Também foram anunciados os seis personagens jogáveis que fazem parte do Pacote de Kombate de conteúdo para download (DLC) pós-lançamento, incluindo o retorno dos kombatentes clássicos Quan Chi, Ermac e Takeda Takahashi, junto com os lutadores convidados Pacificador, Omni-Man (de “Invencível”) e Capitão Pátria (o Homelander de “The Boys”).