Jornalismo de cultura pop com um jeitinho brasileiro.

Pai e filha unidos graças à paixão pelos gibis

Mas não, não estamos falando da Mônica e do Mauricio — e sim do Marcel e da Marcelli Ibaldo, cujas histórias de uma dinossaurinha fanática por leitura ganharam a internet e agora querem chegar na versão impressa pela TERCEIRA vez <3

Por THIAGO CARDIM

Eu escrevi sobre esta dupla, pela primeira vez, em 2018, lá no JUDÃO.com.br. Na época, meu filhote de 7 anos de idade começava a se interessar pelos filmes de heróis Marvel e DC, se empolgava com os muitos gibis disponíveis ao redor e os conhecimentos do paizão a respeito. Hoje, a coleção de HQs é infinitamente maior (juntando os meus e os da Gabi), a coleção de filhos cresceu igualmente, mas como eles estão mais velhos, digamos que os interesses também se ampliaram, trazendo games, futebol e mais uma pancada de coisas para a mesa. Faz parte.

Mas estes mesmos interesses compartilhados é que fizeram nascer um projeto em família na casa da família gaúcha Ibaldo: o pai, Marcel, fanático por HQs, quadrinista de longa data, já tinha trabalhado com cinema em curta-metragens trash e publicado seu trampo em jornais, livros, revistas e sites — em 2017, chegou a vencer o Troféu HQMIX com “The Hype”, parceria com Max Andrade.

Cercada de quadrinhos e livros em casa, a filha de Marcel, Marcelli, ficava folheando sem entender nada — até que ficou curiosa com uma palavra que aparecia no final de várias histórias. “Perguntei pro meu pai e aos quatro anos aprendi a ler a primeira palavra que era FIM”, explicou ela, em entrevista exclusiva, junto com o paizão. A partir disso, foi alfabetizada com a ajuda das HQs e não parou mais de ler. Começou a desenhar inspirada por influências diversas como Quadrinhos A2, Valente, Calvin e Haroldo, Garoto Vivo na Vila Cemitério, Armandinho, Garfield, Snoopy…

O que não faltava era referência pra que a persistente menina desenhasse, ainda com cinco anos de idade, seus primeiros roteiros. “Geralmente histórias de só uma página e que ficavam bem ruins”, diz ela. Aos sete anos, a garota escreveu o roteiro de uma história chamada Closed Window pra um concurso de quadrinhos, mas acabou perdendo. “Só que isso não me desanimou nada”.

Chocando uma dinossaurinha bem interessante

Mais ou menos nessa época, Marcelli ganhou um concurso de desenho regional e participou como desenhista em fanzines como Estojo Vazio e Palavra Faceira: Poesia em Tiras. Aos oito anos, então, Marcel sacou que esta dinâmica absolutamente natural podia render uma coisa diferente. “A gente tem uma quase-banda descompromissada pra descontrair tocando rock e folk, em que eu toco violão e teclado, e a Marcelli toca bateria e teclado, e além disso passamos muito tempo assistindo filmes, seriados e recomendando livros e quadrinhos um pro outro”, explica o pai. “Resumindo, a gente é muito amigo e temos muitos interesses nerds em comum”.

Foi então que Marcel aproveitou o interesse da menina pelos dinossauros e a convidou para começar uma série escrita por ele e desenhada por ela — na verdade, além de desenhar, Marcelli também arte-finaliza a nanquim e faz as cores na aquarela. Nascia aí a Tê Rex, a mais longa série de tiras da carreira de Marcel Ibaldo. “E um dos projetos mais pessoais em que já trabalhei”.

A própria Marcelli explica do que se trata: Teresa Rex, ou Tê pra facilitar, é uma série sobre uma tiranossaura nerd “que a gente criou inspirados no que vivemos no nosso dia a dia e no fato de que eu gosto muito de estudar dinossauros”.  Nela, eles falam sobre cultura geek, mas também sobre preconceito, bullying e afins. “Sem deixar o humor de lado, mas tentando de algum modo inspirar pessoas a lidar com esses tipos de problemas”. A tira foi parar na internet, inicialmente.

Tê Rex
Tê Rex

Publicada online semanalmente, Tê virou livro impresso pela Editora AVEC nos títulos “Tê Rex: Spoilerfobia” e “Tê Rex: Zapzombie”, que renderam à dupla três indicações ao Troféu HQMIX, uma premiação no Troféu GibiFest, e vagas como finalista no CCXP Awards e também no Troféu Angelo Agostini e Prêmio LeBlanc. Agora, pai e filha retornam ao Catarse para a pré-venda do novo livro da série, intitulado Tê Rex: Livrofagia.

O livro contará com 120 páginas de tiras e material extra, compilando a terceira temporada da série, não sendo necessário para sua compreensão ter lido os primeiros livros. A edição conta ainda com prefácio por Lu Cafaggi, e na Galeria de Convidados apresenta artes de Orlandeli, Cora Ottoni, Eduardo Ferigato, Fefê Torquato e Camilo Solano.

Uma história que não acaba

“É raro a gente estar em casa e não estarmos ambos no estúdio conversando e criando algum projeto em comum, ou assistindo e lendo algo. Então acaba rolando que as ideias pras tiras são algo que surge com facilidade”, explica Marcel. “A gente está sempre junto trocando ideias e geralmente daí surgem as tiras. Por isso tem muita coisa influenciada pelas nossas vidas na série”, completa a filha. Assim que rola a ideia, ele escreve o roteiro em forma de storyboard e passa pra Marcelli — que geralmente tá na cadeira ao lado e já começa a desenhar. “Começo a desenhar a lápis um esboço até chegar na arte que vai ser arte-finalizada incluindo mais detalhes. Por último eu faço as cores em aquarela e passo pra ele adicionar o texto e balões”.

Pai e filha fazem questão de destacar, no entanto, que mesmo sendo algo que ambos encaram de forma muito profissional, a coisa toda não parece “trabalho”, este treco chato que toma OITO horas do seu dia, de maneira alguma. “São só mais umas horas muito legais de descontração em família que resultam em algo que a gente publica e comunica algo pra outras pessoas”, afirma Marcel.

Quando a nova dupla criativa estava com as primeiras tiras produzidas, Marcel recebeu um convite da Gibiteria Diagonal, loja de quadrinhos em Porto Alegre, pra lançar tiras em formato marca-páginas. “Na hora pensei em utilizar a Tê Rex, até mesmo pelo contexto da série ter tudo a ver com o público-alvo da Gibiteria. Então, os marca-páginas foram lançados na Comic Con RS 2017 e agendamos o começo da publicação no blog pra mesma época”. Passado um ano, eles já estavam com mais de 60 tiras publicadas, obtendo ótimas reações do público. “Pessoas que eu não conheço enviam mensagens comentando do quanto se identificam com uma personagem que é a rainha dos répteis pré-históricos nerds! Tem sido massa demais!”.

Mas, vamos lá, qual era a reação das pessoas quando elas descobriam a idade da artista, na época com seus 10 anos de idade? “Costuma ser engraçada, mas é sempre positiva”, diz o paizão, bastante orgulhoso. “Principalmente no stories do Instagram publicamos constantemente vídeos da Marcelli desenhando, arte-finalizando ou colorindo as tiras, então imagino que pra algumas pessoas já não cause tanto estranhamento”. Mas ele acredita, no entanto, que pra quem acaba de conhecer a série, sempre é um espanto inicial bem parecido com o que ele mesmo acha que teria.

Picados pelo bichinho do impresso

A Marcelli diz que, desde que eles começaram a série, já pensavam numa versão em papel. “E daí, com os comentários positivos, até mesmo perguntando quando a gente iria lançar um livro da Tê Rex, nos deu mais certeza ainda que devíamos lançar nesse formato. Desde pequena eu sempre sonhei em lançar um livro impresso”.

Descrevendo a si mesmo como fanzineiro desde antes de se conhecer por gente, Marcel acredita que o principal atrativo de um livro impresso é a possibilidade de ler e reler em sequência algo que é publicado em uma periodicidade mais espaçada digitalmente. E ele completa: “Curto ler quadrinhos digitais, mas ter o livro impresso é uma satisfação insuperável pra mim, enquanto leitor de HQs”.

É, Marcel, a gente ouve BASTANTE isso por aqui. 🙂

A gente não podia, obviamente, deixar de perguntar pro Marcel, que não é apenas leitor e fazedor de quadrinhos mas também PAI de uma garota consumidora de gibis, sobre este fenômeno do mundinho nerd que tem seu lado bastante tóxico — em especial para as meninas. “Desde a pré-escola, a Marcelli tem ouvido comentários sugerindo o quanto ela é ~esquisita por gostar de ler — tanto quadrinhos quanto livros em geral, inclusive material teórico sobre biologia, dinossauros, etc, que ela curte — então já é algo recorrente nas nossas conversas e venho aprendendo cada vez mais a lidar com esse tipo de questionamento”, conta ele.

Além disso, pra complicar o meio de campo, a Marcelli é baterista e, pelos dois lados, ouvia muita besteira sobre a tal da barreira do que as minas podem ou não curtir ler, estudar, ENFIM. “Felizmente ela é bastante madura quanto a isso e posso ser bastante franco nas respostas, ao mesmo tempo buscando ajudar ela a compreender que em geral as pessoas estabelecem esse tipo de restrição preconceituosa em virtude de um contexto social que replica conceitos arraigados”.

Ibaldo acredita que justamente o fato de eles terem a série de tiras serve muito bem pra construir uma percepção saudável sobre o tema, porque permite abordar isso através do humor, o que vence vários muros no diálogo. “A própria Marcelli já me disse que a forma de reagir que a Teresa apresenta na história, sem ceder ao medo ou se resignar em silêncio frente à ofensa, tem inspirado ela a encontrar um posicionamento mais corajoso diante do que antes a fazia voltar triste pra casa”.

Para o pai-artista, esse efeito que a série que produzem juntos (e, bom, a arte em geral, vamos lá) pode causar é algo que faz acreditar que ela pode inspirar outras pessoas nesse sentido. “Isso me ensina a cada novo roteiro a ser melhor pai e enxergar fagulhas de esperança de que o diálogo possa sim quebrar esse tipo de visão estereotipada e nociva da arte”.

No fim das contas, o que os dois têm aprendido com a Tê Rex é que a pequena filhote de tiranossauro simplesmente busca apreciar a arte que gosta sem ninguém estragar o barato dela. E, bom, se isso já acontecia na pré-história, quem somos nós para renegar os aprendizados dos antigos moradores do nosso planetinha, não é mesmo? 😉

Apoie no Catarse
Siga no Instagram
Compre na Lojinha
Leia no Fliptru

Tê Rex
Tê Rex
Post tags:
Comments
  • Fabian Fontoura

    Uau, essa tira com o qual você finalizou o texto é sensacional: que tapa na cara, preciso e impactante em apenas dois quadrinhos!!! Maravilhoso!!!

    11 de agosto de 2023

Sorry, the comment form is closed at this time.