Jornalismo de cultura pop com um jeitinho brasileiro.

Rugidos Femininos: uma nova era no Heavy Metal

A importância da representatividade feminina no festival Summer Breeze Open Air Brasil

Por GABRIELA FRANCO
(com material de imprensa do festival)

O heavy metal, há muito tempo visto como um bastião da masculinidade, tem testemunhado nos últimos anos uma revolução ao mesmo tempo silenciosa e barulhenta. À medida que os riffs poderosos e a percussão intensa ecoam, uma nova narrativa está sendo tecida nos palcos do mundo, uma narrativa onde as mulheres são não apenas participantes, mas líderes inovadoras. O festival Summer Breeze Open Air Brasil, previsto para os dias 26 e 28 de abril, vem sendo uma vitrine dessa transformação.

A edição anterior do evento contou com a presença de nomes como as veteranas do VIXEN e os novos talentos da CRYPTA, além de uma palestra com Simone Simons, da banda EPICA. Este ano, o festival destaca bandas influentes como EPICA, WITHIN TEMPTATION, BATTLE BEAST e LACUNA COIL, cujas vocalistas femininas têm transformado o cenário do metal com potência e emoção.

Simone Simons, do EPICA, se tornou notável pela fusão da música clássica com o metal, enquanto Sharon den Adel, do WITHIN TEMPTATION, encanta com a potência do seu metal sinfônico. Noora Louhimo lidera o BATTLE BEAST com energia reminiscente dos anos 1980, e Cristina Scabbia dá ao LACUNA COIL uma identidade única com seu metal de tempero gótico.

Promovendo “Jailbreak”, sucessor do aclamado “Perpetual Chaos” (2021), a banda NERVOSA marca a estreia da guitarrista fundadora Prika Amaral como vocalista permanente e apresenta Helena Kotina como segunda guitarrista, além de ter Hel Pyre no baixo e Gabriela Abud na bateria. Mantendo o estilo calcado no thrash e death metal, o novo álbum destacou os singles “Endless Ambition”, “Seed of Death” e “Jailbreak”.

Enriquecendo ainda mais o line up, artistas como Emilia Moncayo da banda uruguaya MINIPONY, a baixista Becky Baldwin do headliner dinamarquês MERCYFUL FATE e as backing vocals da banda sueca THE NIGHT FLIGHT ORCHESTRA, Åsa Lundman e Anna Brygård, mostram a versatilidade e o alcance das mulheres no gênero no mundo todo. Além disso, uma participação especial da vocalista americana LEATHER LEONE com o TORTURE SQUAD promete um crossover histórico entre o legado e a vanguarda do metal feminino.

A presença de LEATHER LEONE no Summer Breeze Open Air Brasil será um momento especial, pois além de um medley do clássico “For Those Who Dare” do CHASTAIN, ela também colaborará com o TORTURE SQUAD em “Warrior”, faixa do mais recente álbum de estúdio, “Devilish”.

Essas artistas não só participam ativamente do desenvolvimento do heavy metal, mas também inspiram uma nova geração a ver o gênero como um espaço inclusivo e inovador. Com cada riff e melodia, elas desafiam estereótipos e superam barreiras, solidificando seu papel vital na música que amam.

Abaixo as datas do festival com as bandas que tocarão em cada dia:

26 DE ABRIL

Gene Simmons Band

Mr. Big

Sebastian Bach

Biohazard

Exodus

Black Stone Cherry

Edu Falaschi

Flotsam & Jetsam

The 69 Eyes

Tygers of Pan Tang

Nestor

Dr.Sin

Massacration

Cultura Tres

Sioux 66

Electric Mob

Minipony

Zumbis do Espaço

Alchemia

Clash Bulldog’s

———

27 DE ABRIL

Within Temptation

Epica

Hammerfall

Lacuna Coil

Angra

Gamma Ray

Forbidden

In Extremo

Dark Tranquillity

Nervosa

The Night Flight Orchestra

Jeff Scott Soto

Jelusick

Korzus

Eminence

Sinistra

Nite Stinger

Spektra (Noturnall)

About2Crash

Rage In My Eyes

———

28 DE ABRIL

Mercyful Fate

Anthrax

Killswitch Engage

Carcass

Avatar

Overkill

Amorphis

Death Angel

While She Sleeps

Battle Beast

Eclipse

Ratos de Porão

Torture Squad

The Troops Of Doom

Kryour

AXTY

John Wayne

Hellish War

New Blood Winner

———

Os ingressos estão disponíveis de forma online, através do Clube do Ingresso.

Mais informações em:

www.clubedoingresso.com/evento/summerbreeze2024