Jornalismo de cultura pop com um jeitinho brasileiro.

Prazer, somos o Gibizilla!

É, nós somos. Começou com “eu sou”, na real, mas eu garanti que poderia mudar este texto em algum momento da vida. Então, eu mudei. E não me amole. 😉

Eu e ela, ela e eu. O “eu” virou “nós”. O pequeno dinossauro mascote tem a cara DELE, porque o projeto já tem um tempo, antes até mesmo de ambos serem um casal – apesar de serem amigos queridos bem antes disso. Mas o DNA, a assinatura DELA, está espalhado por aqui em todos os cantos, de todas as formas possíveis.

Então tá, para quem não conhece a dupla, vamos tentar ser sucintos.

Jornalista, cineasta, entusiasta de ciências da religião e agora estudante de filosofia, a Gabriela Franco é criadora do Minas Nerds, um coletivo de conteúdo que foi um renomado site de cultura pop focado em produções feitas por, para e com mulheres. O Minas realizou e esteve presente em uma série de eventos, levando informação e entretenimento para públicos fora do circuito “nerd” e “geek” usual. Atualmente fora do ar no formato site, o Minas se mantém rodando nas redes sociais. Gabi também foi redatora, durante anos, da Revista Mundo dos Super-Heróis. Além disso, ela também teve passagens por HBO, MTV, Folha de S. Paulo, O Globo, SESC… Mãe de seres humanos, de pet e de plantas, é marvete, mas até tem amigos DCnautas.

Já o Thiago Cardim é publicitário, jornalista, especialista em conteúdo digital, nascido na pitoresca cidade litorânea de Santos, em São Paulo. Colecionador de quadrinhos, cinéfilo, devorador de séries, jogador de RPG eventual. Foi um dos responsáveis pelo seminal site de entretenimento Putaquepariu.com, carinhosamente conhecido como PQP, um dos primeiros grandes fenômenos da internet BR, lá pelos idos dos anos 1990. Fez parte da redação do finado portal AOL Brasil e lançou o site A ARCA, outra iniciativa icônica no mercado de cultura pop aqui no Brasil. E, claro, como grande parte das pessoas que chegaram aqui deve se lembrar, este é o mesmo Cardim que era editor, nos últimos seis ou sete anos, do JUDÃO.COM.BR. O mesmo Cardim que também fazia parte do elenco fixo do podcast ASTERISCO.

Este aqui é o nosso canto pra continuar falando, discutindo, analisando cultura pop. Porque somos ambos teimosos.

O ZILLA, é claro, vem do gigantesco lagartão que há décadas ameaça Tóquio, e é a nossa forma de lembrar que clássicos da cultura pop não estão APENAS no circuito norte-americano. Mas o GIBI, ali na frente do nome, não vem só da nossa predileção pelos quadrinhos — isso vai ser parte integrante do cotidiano por aqui, obviamente. Só que tem mais. GIBI é também uma expressão típica da cultura pop BRASILEIRA, que é uma parada que prezamos demais e temos consumido cada vez mais nos últimos 10 anos.

Queremos dar espaço pra galera que rala pra produzir aqui, sem apoio, independente, sem grandes conglomerados por trás, tentando conseguir dar as caras entre os milhões da Marvel, da DC, de Star Wars… Claro que eu vamos falar das grandes franquias aqui no site. Mas digamos que com OUTRO VIÉS. Quem conhece, já sabe qualé.

Aqui é espaço de textão, de se aprofundar, de tentar ir além dos finais de filmes e séries desvendados ou top 10 curiosidades que tomaram conta do noticiário especializado em cinema, gibis, séries e afins. Notícias mais quentes, o trailer da vez, o grande anúncio bombástico da semana, a gente deixa pra noticiar, quando achar necessário, lá no Twitter.

Ah, sim. Talvez não precisasse dizer, mas sentimos que é preciso deixar claro. Tudo aqui tem OPINIÃO. Ponto. Se teu papo é “ah, cadê a imparcialidade”, vaza que chegou no lugar errado. E sim, isso nos leva à outra conclusão óbvia — tudo aqui vai ter POLÍTICA no meio. Sempre. Porque política está em TUDO. Até no seu gibizinho. Cultura pop é um puta espaço de aprendizado, pra falar de machismo, racismo, fascismo, gordofobia e todas estas merdas que ainda assolam a nossa sociedade. Discorda? Então vai no Google buscar outro site pra ler sobre a série da vez. Tem tantos, né. 😉

Quer trocar uma ideia, mandar divulgação do seu projeto, discutir uma parceria? Manda um e-mail pra [email protected]