Jornalismo de cultura pop com um jeitinho brasileiro.

A gloriosa volta de Dragonlance

A dupla Margaret Weis e Tracy Hickman resolve suas tretas com a Wizards of the Coast e vai escrever uma nova trilogia de livros dentro de uma das ambientações mais conhecidos de Dungeons & Dragons

Por THIAGO CARDIM

Os dragões estão de volta em 2022. Mais especificamente, no dia 9 de agosto de 2022. Não, não tem nada relacionado com tronos ou aquele moço Martin aqui. Estamos falando, isso sim, do retorno oficial da dupla Track Hickman e Margaret Weis, em mais de uma década, ao universo de fantasia que eles criaram – no caso, o popular Dragonlance. O livro escrito por eles, Dragonlance: Dragons of Deceit, será o primeiro de uma NOVA trilogia, finalmente confirmada depois de uma treta judicial.

Poisé, o anúncio, na verdade, marca o fim de uma complicação nos tribunais que começou em 2020. Foi quando as notícias do retorno triunfal surgiram e, ao mesmo tempo, quando a Wizards of the Coast, dona da marca Dungeons & Dragons, decidiu que não queria seguir em frente com os novos livros. Weis e Hickman ficaram putos e meterem o popular processinho por quebra de contrato. A questão se resolveu em dezembro de 2020 e ambas as partes decidiram por bem seguir em frente. Pois aqui estamos.

A nova trama da trilogia batizada de Destinies, que chega tanto em formato digital quando físico, traz não apenas de volta alguns personagens icônicos, mas também apresenta uma nova protagonista. No caso, Destina Rosethorn. Ela acredita que alguém favorecida pelo destino, mas quando seu pai morre na Guerra das Lanças, seu mundo simplesmente desaba. Ela perde o pai amado e também o seu legado, o que inclui as terras e o castelo da família. Mas Destina então monta um plano que QUALQUER UM que acompanha filmes, séries e demais desdobramentos da cultura pop sabe que está fadado ao fracasso: viajar ao passado e impedir a morte do pai. Imagina só.

Primeiro, ela tem que garantir a posse do Artefato de Viagem no Tempo, que da última vez que se ouviu falar, estava nas mãos do kender Tasslehoff Burrfoot, um dos principais e mais conhecidos personagens da franquia. Maaaaaaaas para MUDAR o tempo, Destina precisa de OUTRO artefato mágico, o mais poderoso e perigoso já criado. A sua busca a leva ao reino anão de Thorbardin, na cidade de Solace, e além disso, seguindo uma cadeira de eventos desastrosos que ameaçam mudar o curso do Rio do Tempo, alterando o passado e mudando o futuro. Para sempre. Fantasia com gostinho de ficção científica, basicamente.

O que é Dragonlance, afinal

Um dos mais conhecidos universos do mundo do RPG, Dragonlance se passa em Krynn, uma terra que sofreu uma espécie de terrível apocalipse que quase a destruiu por completo, fazendo com que fosse considerada “abandonada pelos deuses”.

É neste clima que surgem os chamados Dragonianos, seres que são uma mistura de humano e dragão, comandados pelos Senhores Dracônicos da Rainha das Trevas. E é justamente aí que se reencontra um grupo de aventureiros que vai ajudar numa rebelião contra as forças do mal responsáveis pela guerra que espalha o terror entre humanos, elfos, anões, minotauros e demais raças de fantasia que você deve conhecer bem.

É claro que a história ainda tem a participação das tais Dragonlances do título, armas ancestrais forjadas para (está preparado?) matar dragões.

Embora Tracy Hickman e Margaret Weis tenham escrito os livros centrais da franquia, uma numerosa coleção de autores contribuiu ao longo do tempo com outras publicações, histórias curtas e afins. No fim, mais de 190 livros usaram a ambientação de Dragonlance e foram acompanhados por material de campanha suplementar de Dungeons & Dragons por mais de uma década. Vale lembrar que, em 1997, quando a Wizards comprou a TSR, ela licenciou Dragonlance para que a Sovereign Press (empresa de Margaret com o marido Don Perrin) produzisse jogos inspirados na ambientação usando a licença aberta d20, até que o acordo terminou, em 2007.

No entanto, a linha de livros ainda pertenceria à Wizards. Em 2004, quando o casal se separou, ela fundou a Margaret Weis Productions, que usou a base do sistema Sovereign Stone para criar o seu Cortex.

Dragonlance virou não apenas jogo de RPG, mas também videogame (com OITO jogos lançados pela SSI), gibis (alguns pela DC Comics e mais recentemente pela Devil’s Due Publishing), um filme animado (Dragonlance: Dragons of Autumn Twilight, com as vozes de Lucy Lawless, Kiefer Sutherland, Michael Rosenbaum e Michelle Trachtenberg) e até uma série de músicas inspiradas na saga, de bandas como Lake of Tears, Blind Guardian, Pyramaze, Evertale e Pegasus.

O último livro da dupla Hickman e Weis saiu em 2009, sob o título Dragons of the Hourglass Mage.

Aqui no Brasil, a Jambô Editora lançou os três livros da trilogia Crônicas de Dragonlance (Dragões do Crepúsculo do Outono, Dragões da Noite de Inverno e Dragões do Alvorecer da Primavera) e também o primeiro da trilogia Lendas de Dragonlance, Tempo dos Gêmeos.

Um pouco de história

Hoje com 68 anos, Margaret Edith Weis descobriu sua vocação ainda na faculdade de literatura e escrita criativa, na Universidade do Missouri, quando leu as primeiras cópias da obra de Tolkien (quem mais?), em 1966. Ao longo dos anos 70 e parte dos anos 80, ela escreveu uma série de livros infantis, mas a grande virada em sua carreira aconteceria apenas em 1983, quando tentou uma vaga como editora de jogos na TSR (Tactical Studies Rules Inc.), a empresa que lançou o clássico Dungeons & Dragons e, anos mais tarde, seria comprada pela Wizards of the Coast.

O acordo acabou não acontecendo mas a empresa gostou tanto de Margaret que a contratou como editora, só que da área de literatura. Uma de suas primeiras missões seria coordenar, ao lado do colega que depois se tornaria colaborador para toda uma vida, Tracy Hickman, o lançamento do chamado Project Overlord.

O tal projeto deveria incluir um livro e três módulos derivados para AD&D (Advanced Dungeons & Dragons). Eles planejaram tudo, contrataram um escritor mas, na hora H, o sujeito deu pra trás. Aí, como a dupla já estava tão imersa na parada, acabaram eles mesmos escrevendo a bagaça, com base em um conceito criado por Tracy e sua esposa Laura. O resultado foi justamente a primeira trilogia de Dragonlance, as chamadas Crônicas de Dragonlance.

Mãe de dois filhos – um deles Lizz Weis, ao lado de quem escreveu os romances sobrenaturais Warrior Angel e Fallen Angel – e orgulhosa sobrevivente de um câncer de mama, atualmente Margaret vive em um celeiro convertido em casa no sul do Wisconsin, ao lado de três cachorros. Uma coisa que ela garante que NÃO faz quando não está trabalhando? Ler livros de fantasia. 😉