Jornalismo de cultura pop com um jeitinho brasileiro.

15 gibis brasileiros que você deveria ter lido em 2023

Porque um ano acabou. Mas tem outro novo inteirinho começando – e dá tempo não só de curtir as novidades que chegam, mas também aquelas obras que eventualmente fugiram do seu radar. Vem que só tem filé! <3

Por THIAGO CARDIM

Chegou então aquele momento. Aquele que tem todo ano. Aquele que a gente adora. Mas aquele que a gente tem preferido sempre esperar até o ano virar para fazer acontecer: as listinhas de melhores do mundinho da cultura pop no ano que passou. Ao invés de já começar a soltar isso em novembro, a gente espera janeiro para não deixar passar aqueles últimos lançamentos de dezembro e que, por que não, podem acabar entrando na seleção.

Lá no Pinterest, eu mantenho um board com as capas de TODOS os discos novos que ouvi ao longo do ano. Dá lá uma moral.

Lembrando que a lista de melhores filmes tá bem aqui. E a lista de melhores discos segue aqui. E também rolou episódio do nosso podcast discutindo os melhores da cultura pop.

Ah! Isso NÃO é um ranking, tá? Os favoritos estão aqui sem ordem definida, propositalmente misturados. Apenas porque sim. Se você é colecionador, quem sabe pode comprar nos links que indicamos. Se for da Amazon, ainda dá uma ajudinha pro Gibizilla continuar existindo. 😉

—–

CONTOS DOS ORIXÁS – O REI DO FOGO
Este novo capítulo da mitologia que o Hugo transforma em gibi está ainda mais maravilhoso. Tudo nele fala com nossas raízes, muito mais do que qualquer asgardiano ou novo deus kirbyano, na moral. Compre aqui!


XAVECO – VITÓRIA
Meu personagem favorito da Turma da Mônica, numa história cheia de significado sobre o mundo de autocongratulações no qual vivemos em busca da aprovação alheia e sem dar importância ao que se deve. Compre aqui!Leia aqui nossa entrevista com o autor!


BOY DODÓI
Eu ri. Mas ri meio de lado, envergonhado. Com nojo. Porque aí tem caras que conheci. Tem uns que conheço até hoje. E tem até um pouco de mim mesmo. É humor pra esfregar na cara, coleguinha. Compre aqui!


CARNIÇA E A BLINDAGEM MÍSTICA 3: A MORTE ANDA NO MUNDO
Deviam criar uma versão gibi praquele meme do Martin Scorsese de braços abertos, dizendo “Absolute Cinema”. Eu usaria este “Absolute Quadrinhos” pra este gibi do Shiko. Coisa linda DEMAIS. Fica cada vez melhor. Compre aqui!


MUKANDA TIODORA
É aula, né. Não só aula de quadrinhos, mas aula de HISTÓRIA. O que o Marcelo D’Salete vem fazendo nas suas últimas obras é dar visibilidade a pedaços da história do Brasil que a gente simplesmente ignora. Compre aqui!


FELIZ ANIVERSÁRIO, FELIZ OBITUÁRIO
Não só uma, mas as DUAS primeiras parcerias da mesma dupla das Graphic MSP do Jeremias. Dois olhares sobre a morte e como ainda é tão difícil pra gente falar e sequer pensar nisso. Compre aqui!


9MM DE DISTÂNCIA
Em poucas páginas, constrói com delicadeza as histórias por trás de uma bala. Os sonhos, o trabalho, as famílias, a esperança. Perdi um grande amigo de infância exatamente assim. Saudades, Alex. Compre aqui!


LABIRINTO
Bela fábula sobre sonhos e memórias, na qual o autor pincela “História Sem Fim”, “Hora de Aventura” e “Divertidamente” – e cria seu próprio universo, alternando traços simples e cenários ultra detalhados. Lindo. Compre aqui!


POBREFOBIA
Este não é um gibi sobre o padre. Ele só serve de eixo para contar histórias de gente que mora nas ruas. Gente de verdade, com anseios, temores, desejos, abraços. Histórias reais. Uma realidade que a gente ignora nas calçadas. Compre aqui!


TEMPO DISCOS: O PERIGOSO PAGODE DO GERSON
Uma deliciosa viagem pela obra do Adoniran, numa comunicação visual que mescla gostosamente música com gibi, sem deixar de soar visualmente como um desenho animado clássico dos anos 1940. Compre aqui!Leia aqui nossa entrevista com o autor!

O FANTASMA DA ÓPERA EM SÃO PAULO
Mais do que só trazer a trama original pro Brasil, adapta à nossa realidade pra valer, situando na Semana de Arte Moderna, criando tensão entre clássico e moderno, discutindo preconceito… Compre aqui!


BOY MAGYA CONTRA O MONSTRO DO ARMÁRIO
Uma excelente saída pra fazer um super-herói não apenas calcado na diversidade mas também genuinamente brasileiro – e que funciona que é uma belezinha. Digamos que é uma bela mistura de Shazam com Sailor Moon. Compre aqui!


NOS OLHOS DE QUEM VÊ
Como homem, me identifiquei nas cobranças que faço ao meu próprio corpo. Imagino o quanto as mulheres, que sofrem BEM mais com padrões estéticos, vão se sentir na leitura. Abraço em forma de gibi. ❤️ Compre aqui!


AFETO
Também é um belo abraço em forma de quadrinhos, preciso dizer. Apesar de doce e delicada, a trama não deixa de abordar um assunto espinhoso e tampouco de tratar de feridas que permanecem abertas pra muita gente. Compre aqui!Leia aqui nossa entrevista com a autora!


INTEIRO PESA MAIS DO QUE METADE
Olhar franco sobre como lidar com o que a gente sente de verdade, mesmo quando não é aquela esperada alegria sem fim, numa sociedade que nos cobra perfeição e performance o tempo inteiro… Compre aqui!

Post tags: